sábado, novembro 01, 2008

A Festa da Menina Morta

O filme 'A Festa da Menina Morta' - com estréia prevista para o primeiro semestre de 2009, primeiro filme que Matheus Nachtergale assina a direção - apresenta a vida de moradores do interior do Amazonas que passam a cultuar uma garota após sua morte.


Na história, o ator Daniel Oliveira vive Santinho, personagem que é tratado pelos moradores como 'santo' por ter encontrado os trapos do vestido da menina. Toda a região o venera e acabam o transformando numa santidade que faz 'revelações' e concede bênçãos em nome da menina.

Alguns classificariam o personagem de Daniel como uma 'bichona', devido aos seus surtos de humor e agressividade. Santinho apresenta ainda traços delicados, voz suave e um gestual um tanto quanto feminino.

Com o suicídio de sua mãe, o jovem passa a ocupar o seu lugar, literalmente. Porém, só percebemos isto no desenrolar do filme que, em meio a uma crença religiosa, surpreende com uma relação de incesto entre Santinho e seu pai, vivido pelo ator Jackson Antunes.

Vencedor na categoria Novos Diretores, no Festival de Chicago, o longa conta ainda com a participação de atores que dispensam apresentações, como é o caso de Cássia Kiss, Jackson Antunes e Dira Paes. Além da belíssima interpretação de Daniel Oliveira que, a cada filme, parece ter o personagem principal escrito exclusivamente para sua interpretação.