segunda-feira, julho 09, 2007

Pierre et Gilles

Os artistas gays franceses Pierre Commoy (fotógrafo) e Gilles Blanchard (pintor) formam uma parceria artistica de longa data além de serem um par romantico. Após estudarem Artes os dois se mudaram para Paris em 1973 onde se conheceram em 1976 e comecaram a trabalhar juntos.
A dupla "Pierre et Gilles", como ficaram conhecidos, compõe uma obra instigante, ácida, marcada pelo diálogo com a cultura pop, atraves da producäo de fotografias altamente estilizadas. A obra mitiga influências arcaicas da cultura européia, tais como um catolicismo de louvação e sincretismos da cultura massificada. O pop, a cultura homoerótica (incluindo ai a cultura Porno), a publicidade, a banalidade da vida cotidiana, o kitsch e a prática do retrato são elementos recorrentes. Acabaram por tornarem-se ícones da arte gay.

Entre as diversas personalidades fotografadas pela dupla estäo: Marilyn Manson, Madonna, Kylie Minogue, Erasure, Deee-Lite, The Creatures, Nina Hagen, Naomi Campbell, Catherine Deneuve, Layke Anderson e Jean-Paul Gaultier.

Como uma espécie de consagracäo do sucesso da dupla, foi inaugurada , no último 26 de junho em Paris, uma vasta retrospectiva com mais de 120 obras.


Musée du Jeu de paume, site Concorde, de 26 junho a 23 setembor de 2007. E Galeria Jérôme de Noirmont, 38, avenue Matignon, 75008 Paris.





Nenhum comentário: