quarta-feira, dezembro 03, 2008

Harvey Milk


Harvey Milk foi eleito deputado pela cidade de São Francisco na terceira vez em que concorreu e legislou por pouco mais de 10 meses, até ser assassinado junto com o prefeito da cidade, George Moscone.

A vida e a morte deste personagem, recordado como o primeiro homem abertamente homossexual eleito para um cargo oficial na Califórnia, serão lembradas a partir desta semana com a estréia do filme mais recente de Gust Van Sant, "Milk", protagonizado por Sean Penn.

O assassino confesso foi um ex-deputado, Dan White, conservador que recebeu uma pena de apenas 5 anos. A pena branda causou a revolta que levou a uma série de motins que ficaram na história do ativismo gay, os White Night Riots. A revolta também levou à abolição no Estado da Califórnia da legislação que leva em consideração em assassinatos o estado mental do assassino o que pode diminuir a pena.

Em 1985 o filme The Times of Harvey Milk, sobre a vida e a morte do político, ganhou o Oscar de melhor documentário.

O filme de Van Sant reconstitui a época do final dos anos 70 em São Francisco, principalmente a região GLS da cidade, conhecida como The Castro, em volta da rua onde Milk tinha sua loja de câmeras fotográficas, perto do centro.

O longa-metragem sobre Milk, cujas pré-estréias seletivos nos Estados Unidos já desencadearam uma onda de rumores sobre uma indicação de Penn ao Oscar, estréia nesta quarta-feira, um dia antes do 30º aniversário de seu assassinato.



video

Nenhum comentário: