terça-feira, maio 15, 2007

Além do Desejo & 20 Centímetros
2 filmes de temática transexual

Estréia na próxima sexta-feira 18 no circuito de cinema do eixo Rio-São Paulo , dois filmes europeus muito diferentes entre si, mas que tratam do mesmo assunto: o desejo de um homossexual que vive de fazer programas em passar pela cirurgia de mudança de sexo. São eles o dinamarquês "Além do Desejo" (En Soap), de Pernille Fischer Christensen, e o franco-espanhol "20 Centímetros" (idem), de Ramón Salazar.

O filme da diretora Christensen, "Além do Desejo", é uma tragicomédia de poucas cores, um tanto sufocada em seus dramas existenciais, que narra com distanciamento, carinho e total despojamento moral a forte amizade que nasce entre dois novos vizinhos: a esteticista Charlotte (Trine Dyrholm), que acabou de se separar de seu namorado, e Veronica (David Dencik), que está à espera de aprovação governamental para se submeter à operação.

A obra nórdica é introspectiva, enrustida em seus desejos, com a latente dúvida dos personagens de como reagir às vontades próprias. Charlotte foge do compromisso para tentar descobrir sua independência enquanto mulher; Veronica esconde-se dos pais e do mundo enquanto não redefinir seu corpo; e Kristian (Frank Thiel), o amante abandonado de Charlotte, como bom macho ferido e carente, não sabe reagir sem recorrer à estupidez. O filme traduz o clima frio da cidade de Copenhaguen, mesmo em dias de verão. A ação passa-se em sua maioria no interior dos dois apartamentos, entre cobertas, diante da telenovela, costurando uma cortina ou mudando a cama de lugar. Veronica é um exemplo da falta de vaidade, ainda mais se considerarmos suas colegas brasileiras: em roupas nada femininas e vistosas, com pouca maquiagem, ela não sabe se dar um trato.

Já "20 Centímetros" poder ser considerado o oposto: é uma comédia musical assumidamente afetada e kitsch, numa herança radical da estética pop e multi-colorida de Pedro Almodóvar. Lembra por vezes o absurdo e o imprevisto tanto musical quanto coreográfico de "O Sabor da Melancia", de Tsai Ming-liang. Aqui, Marieta (Mónica Cervera) faz sucesso nas ruas justamente pelo tamanho de seu documento, mas o tal é tudo que ela quer há anos eliminar de sua vida. Cervera parece demais a irmã mais nova de Rossy de Palma, que inclusive tem participação carinhosa no filme como uma operada veterana, Ice Box.

Marieta é extrovertida, desbocada e não leva desaforo para casa. Mesmo feia, ela se faz sexy e gostosa e acontece com seu dote avantajado. Ela divide o apartamento com seu melhor amigo, o anão Tomás (Miguel O`Dogherty), que quer aprender a tocar violoncelo, e conquista a tara de um delicioso entregador de feira (Pablo Puyol), um homenzarrão que só quer ficar de quatro para os vinte dela. Marieta sofre de narcolepsia, e toda vez que ela desfalece, começa um novo e abusado número musical, com gostinho de Priscila, a Rainha do Deserto ou Wigstock - The Movie. O repertório faz a festa: há de Queen ("I Want to Break Free") a David Bowie ("Changes"), passando por Madonna ("True Blue"). Todas em versões com letras inseridas no drama e cantadas, entre outras, por Cervera e pela atriz Najwa Nimri.

Veja o trailler:
"Além do desejo"


"20 Centímetros"

2 comentários:

André Sodré disse...

Finalmente chega ao brasil, fime rodado em 2005, exibido em toda europa em 2006 e so agora no meio do ano de 2007 que os brasileiros q nao tem oportunidade de viajar estarao atualizados, e depois querem competir em cultura. assim nao dá. o Sr Ministro da Cultura olhe por nós....

Clô disse...

Olha praquela lente da verdade e diz, meu amór: que festa estranha com gente esquisita.. eu não to legal.. não aguento mais "birita" !!! Advinha meu café da manha? Acertouuuuuuuuuu... caldo verdeeeeeeeee !!!! Beijo e obrigado por tudo!