segunda-feira, março 19, 2007

O Papa NÃO é Pop

Nesse inicio de semana gostaria de comentar duas notícias da semana passada que me chamaram a atenção: A primeira é sobre o documento Sacramentum Caritatis (O Sacramento do Amor) divulgado no dia 13/03 pelo papa Bento XVI defendendo a volta do latim a missa, condenando o segundo casamento como verdadeira "praga" social e, é claro, o casamento entre homossexuais. Exortou igualmente os políticos católicos a não apoiar leis que "atentem" contra a família e a vida, como as que legalizam o aborto, a eutanásia e principalmente as que reconhecem direitos aos casais homossexuais.

Já foi dito que esse papa (que não é nada Pop) quer voltar a Idade Média e que está, para o cristianismo, como o Talibãn para o islã, em razão de sua postura conservadora radical. Concordo com essas críticas.

Pessoalmente não dou a mínima para o que o papa diz ou deixa de dizer, e creio que muitos também não dão, já que não sou católico e, portanto isso não me diz respeito. Porém quando a Igreja exorta os políticos e a sociedade a serem contra direitos (não são favores, são direitos legítimos) que os homossexuais estão duramente conquistando, então isso me diz muito respeito sim! É uma ingerência indevida contra direitos civis e humanos de parte da população mundial.
___________________________________________________
___________________________________________________

Isso me remete a segunda notícia que gostaria de comentar, que funciona como uma espécie de contrapeso a primeira: O primeiro casamento (ou união civil) gay realizado na cidade do México no último dia 16/03 com a entrada em vigor da Lei de Sociedades de Convivência, que traz aos cônjuges direitos como os alimentícios, os relacionados a saúde, herança, etc. A Cidade do México se torna assim a segunda cidade da América Latina (depois de Buenos Aires) a reconhecer as onere estáveis entre homossexuais. E é bom lembrar que projetos de leis semelhantes estão tramitando em praticamente todos os paises do continente.

Isso tudo me faz refletir, que mesmo na nossa América católica que sempre precisou de ridículos tiranos (como diz a música do Caetano) estamos aos poucos conseguindo vencer velhos preconceitos e que apesar de todas as forcas reacionárias e retrógradas, novos ventos estão levantando a poeira e o mofo do conservadorismo e os varrendo para o limbo da história. Tudo isso é para ser celebrado.

As viúvas do conservadorismo que vão reclamar com o bispo!
Que venham os novos ventos!

6 comentários:

Anônimo disse...

vc tem razao este papa é o mais radical que passou pelo vaticano nos ultimos anos
tb nao gosto do catolicismo burques que vendia indulgências desde o renascimento.
A carroça de Feno do Bosch é atual ate hoje, mostrando bem a diferença das classes sociais mais e menos favorecidas.

João Baptista disse...

è um verdadeiro cardeal Rotweiller

Asfaz disse...

Acho que a queda do Império católico, cada vez se aproxima mais, e este papa só vai acelerar isso .... è só observar esse monte de "novas religiões ", que aparecem por ai ....

Asfaz disse...

Ps. que sacanagem com o Yoda ....

NewYorkCityBoy disse...

ah gentem, POR FAVOR.
a igreja e' uma praga, assim como esse padreco papa, assim como todos os outros q ficam comendo garotinhos por ae.
e o pior e' q o povo juuuuuura q ele faz milagres e acredita bunita!

em pleno 2007 eu conheco uma pessoa q vai ve-lo em sampa em maio.

-pro catolicos se vc nao vai na missa e' herege, e TEM q cumprir os 10 mandamentos ou vai pro inferno;

-pros evangelicos loucos vc TEM q pagar o pastor, pra eles levarem uma parte da fortuna escondida na propria biblia;

-pros macumbeiros se vc tem tendecias estranhas e' espirito de pomba-gira q te rogaram e vc tem q fazer trabalho (e pagar) p/ limpar e ser ex-gay...

a gentem, POR FAVOR!!!
mas,
minha revolta maior e' q sandy & jr foram convidados & desconvidados pra cantar p/ esse velhote, so pq eles defendem a camisinha de venus...
eu tenho NOJO de igreja, vamos acabar c/ a festa de familia, grita comigo tenho peito, bate cabelo, se joga, eai sou travesty!!!

Anônimo disse...

Os bispos da Igreja "Renascer em Cristo" já viram o sol nascer quadrado, depois foi a vez do Sobel que foi pego com a boca na botija... O Papa vai ser o próximo! Hauhauhau, para superar seus concorrentes eu imagino que ele vai tentar roubar vibros em alguma famosa sex-shop nos EUA!.